segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Formato de Unhas para Dedilhado em Violão




Olá senhoras e senhores!!!

Esse post vai para os amantes do violão e da qualidade sonora transmitida pelo mesmo!



Grande maioria dos tocadores de violão, principalmente os iniciantes ou os que não estão habituados ao dedilhado, não tem conhecimento da importância do corte/formato das unhas e da forma de lixa-las, como também a lixa mais apropriada para obter um melhor formato e assim uma melhor sonoridade na execução do instrumento.

O "toque", por assim dizer, que estarei mencionando aqui, geralmente estão em estudos eruditos, populares, flamencos, entre outros, mas, se não for por estudo ou alguém - geralmente profissionais - para comentar sobre o assunto, dificilmente terão conhecimento desse detalhe tão minúsculo e que ao mesmo tempo, faz  tamanha diferença.


Ai está uma imagem com tipos de cortes de unhas.

A unha de nome OVAL está em um bom formato, porém seu tamanho está grande, já que as unhas servem de continuação dos dedos para o ataque nas cordas do violão.

Unhas como a de nome QUADRADA, é a que menos indico, já que além do tamanho ainda grande, seu formato quadrado atrapalha do dedilhado, além de enganchar o movimento de ataque, perdendo a velocidade, irá desgastar mais rápido as cordas do instrumento.

A unha de nome PONTUDA, já utilizei bastante, e acho razoável, porém seu tamanho deverá ser um pouco menor do que o da figura. Dá para se usar, mas não é a mais recomendada.
O violonista Mário Ulloa, em um workshop disse que as unhas pontudas, também causam um desgaste nas cordas do instrumento, além de sempre estar enfraquecendo as pontas e tendo que fazer manutenção com maior frequência.

A de nome QUADRADO OVAL, tem a mesma problemática da OVAL por ser grande e da QUADRADA devido sua forma. Os mesmos comentários expostos para ambas diria para a QUADRADO OVAL.

Finalmente, a unha ideal para um bom dedilhado e sonoridade.
A de nome REDONDA está de acordo com o melhor formato e tamanho para as unhas. Perceba que seu formato é continuação do dedo; Seria uma extensão do dedo.
As unhas com esse tipo de formato desgastam menos, tanto as cordas do violão, quanto as próprias unhas, além de obter melhor sonoridade e destreza. Com esse formato e tamanho engancham menos nas cordas e fere menos as unhas. Do tamanho que está no desenho, a unha é um pouco mais resistente (depende de cada pessoa quanto a resistência das unhas).

P.S.: A sonoridade e agilidade não dependem somente do formato e tamanho das unhas, é preciso ter um bom cuidado com a saúde das unhas.
Para isso, indico que lixem com "lixa 1200 D'água ou Ferro", comuns e fáceis de serem encontradas em casas de materiais de construção. Parece ser estranho, mas são as melhores.

Lixas comuns utilizadas por manicure/pedicure, não servem, deixam as unhas bem lixadas, porém não perfeitas para o violão. As lixas indicadas deixam o acabamento fino, liso e sem nenhum "acidente".

Além das lixas para uma excelente sonoridade, não podemos deixar de observar a posição de ataque dos dedos nas cordas. Quanto mais vertical for o ataque, mais metálico o som irá sair, enquanto que, quanto mais diagonal, mais aveludado sairá o som. Basta testar e sentir as diferenças sonoras.

Em breve farei um post quanto o posicionamento da mão direita para que tenha essas diferenças sonoras.

Além dos já citados, a melhor forma de executar um bom violão, é estudando!

Segue um vídeo de um dos melhores flamencos em minha opinião.

Asturias (Isaac Albeniz) interpretado pela belíssima Ana Vidovic! 



Segue também um vídeo de Mário Ulloa, citado anteriormente, interpretando Lamentos do Morro de Vinícius de Moraes!

5 comentários:

  1. adorei eu tambem sei tocar

    ResponderExcluir
  2. A musica ainda tem salvação, não ao funk, pagode e outras merdas que se inventa no BRASIL...

    ResponderExcluir
  3. Sou violonista e compositor. Moro no Estado da Bahia e tenho dificuldades com a manutenção das unhas. Estou realmente agradecido pelo post.
    Muito obrigado,
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Cara ontem nas aulas de violão com o professor na universidade de de alagoas UFAL, conversávamos exatamente sobre isso. Tive que mudar a posiçã do corte que, em vez da quera pra direita da mão, ficou agora para esquerda. Como a unha ficou um pouco curta, aida estou me adaptando e esperando que cresça um pouco para poder sertir a diferença. Mas eu sempre adptei as minhas unhas pela indicação do Professor Henrique Pinto que diz que as mesmas devem seguir o contorno dos dedos.
    Muito bom o seu post. Valeu.

    ResponderExcluir